Dicas de Decoração

O que analisar ao escolher um espelho decorativo?

espelho decorativo

Um espelho bonito e feito com materiais de qualidade é sempre um tremendo diferencial na decoração de qualquer ambiente. Ele ajuda a ampliar o espaço, disfarça imperfeições e ajuda a distribuir a luminosidade de maneira mais homogênea.

No entanto, um espelho ruim talvez piore bastante seu projeto de design de interior. Se você quer uma ajuda para escolher o espelho decorativo adequado para seu cômodo, as dicas deste artigo serão muito úteis. Depois que ler tudo até o final, você saberá tudo o que precisa considerar para fazer uma boa escolha. Aproveite!

Entenda o que é um espelho decorativo

Por mais simples que pareça, fabricar um bom espelho decorativo é um processo delicado. Normalmente ele é feito em três etapas. A primeira camada fica bem no meio e se trata de uma folha altamente polida de metal. É ela que vai refletir a luz.

Atrás da primeira lâmina há uma camada escura, que pode ser feita de tinta preta. Ela é responsável por impedir que qualquer luminosidade se infiltre por trás do espelho. Finalmente, na parte da frente, há uma camada de vidro. Ela garante que o produto permaneça sólido, firme, e protege a folha de metal contra riscos e infiltrações.

Avalie a qualidade do objeto

Quanto melhor forem a matéria-prima e o processo de produção do espelho decorativo, mais nítido ele será. Além disso, um bom produto reflete as imagens sem distorções.

O material mais usado como camada metálica atualmente é a prata. A tinta preta deve ser impermeável, a fim de evitar que a prata oxide e acabe se degradando, formando manchas. No passado, era muito comum ver espelhos feitos com cristal. Atualmente, porém, as versões em vidro são mais comerciais.

Vale dizer que é importante escolher empresas que forneçam vidro de qualidade. Você já sabe: um espelho ruim pode arruinar o seu projeto. Por isso, antes de tomar a decisão de levar o espelho decorativo para casa, observe se a loja em que vai comprar trabalha com marcas de confiança. Imagine espelhar uma parede e perceber que ela não reflete a luz de maneira adequada? Ou ver que o item começou a se deteriorar em pouco tempo de uso? Um baita prejuízo, não é?

Capriche na seleção das formas e no design

Um bom design é o diferencial de um espelho decorativo. Além de seu estilo, a escolha passa para avaliação de seu acabamento. Os modelos em formatos geométricos, que são usados sem moldura, estão em alta.

No entanto, para que fiquem bonitos no local em que ficarão, eles devem ser instalados de maneira adequada e exibir um corte perfeito nas beiradas. As rebarbas e irregularidades ficam muito feias e empobrecem o projeto. Além disso, vidros ruins podem quebrar com facilidade. Certifique-se de que a empresa faz o produto por encomenda e cuida bem da instalação.

O espelho decorativo adiciona muito charme ao ambiente e ainda faz com que ele pareça maior e mais iluminado. Só que, para isso, você deve prestar atenção na qualidade do material. As peças fabricadas com vidro de qualidade e produção meticulosa duram muito mais e embelezam qualquer ambiente.

Na hora de comprar seu espelho decorativo, verifique se a loja trabalha com boas marcas, se desenvolvem projetos sob encomenda e se responsabilizam pela instalação. Depois, é só desfrutar do belíssimo resultado na sua casa!

E então, já escolheu os espelhos para o seu projeto de decoração? Curta a nossa página no Facebook e compartilhe seus resultados conosco.

Achamos que você pode gostar...

Sem comentários

    Responda