Dicas de Decoração

4 cuidados para acertar na decoração de ambientes

decoração de ambientes

Decoração é algo pessoal, que varia de acordo com o gosto e as preferências de cada um. Porém, é sempre preciso ter alguns cuidados ao personalizar um ambiente. Afinal, é somente com uma boa decoração que é possível valorizar os espaços e conferir harmonia para o seu lar.

Quando a decoração é pesada e desarmoniosa, deixa o ambiente pesado e, ainda, atrapalha na otimização dos espaços. Vai decorar algum cantinho em seu lar? Antes de colocar a mão na massa, confira o nosso artigo com quatro cuidados essenciais na hora de escolher a decoração de ambientes.

1. Atente para o seu estilo

Você deseja um estilo clássico ou mais contemporâneo? Prefere um ambiente moderno ou mais retrô? A sua decoração deve seguir um estilo e estar em harmonia com o que você deseja.

É importante que, além de bonito, o ambiente também esteja confortável e dentro de um estilo que você se identifica e se sente mais à vontade. Se você gosta mais do contemporâneo, portas de correr e objetos de decoração com toque modernistas podem ser uma boa escolha. Já para os adoradores do estilo clássico, cortinas, cristaleiras e objetos com molduras em madeira podem ser uma ótima opção.

2. Conheça as proporções do seu espaço

Na hora de escolher a mobília, é importante ter a noção das dimensões do espaço disponível. Os móveis devem estar em harmonia com as proporções do ambiente. Se a sala é pequena, não faz sentido ter um sofá muito grande, por exemplo.

Tenha em mãos uma planta ou um papel com as medidas dos espaços anotadas, lembre-se de considerar o espaço da porta e das janelas. Com as medidas corretas do ambiente, fica mais fácil escolher móveis que se integrem bem ao espaço.

3. Invista na iluminação

A iluminação é uma peça-chave na sua decoração. Observe o caminho natural da luz do sol no ambiente, quais pontos ficam mais escuros e quais lugares há mais incidência solar. Você pode aproveitar bem a luz do sol e deixar o ambiente com um toque mais natural.

Os spots de luz podem se tornar uma boa alternativa também. Eles deixam um clima de maior conforto e modernidade no ambiente. Durante a noite eles criam um efeito interessante, atraente e que, com certeza, deixará seu espaço muito mais sofisticado.

4. Escolha bem as cores

As cores são fundamentais para o seu ambiente, inclusive, alguns estudiosos afirmam que as cores influenciam o comportamento e as sensações dentro de um espaço. Além de escolher uma paleta de cores harmoniosa, leve também em consideração as sensações que deseja ali.

Por exemplo, o azul é uma cor que acalma, relaxa, sendo ótima para uma sala de descanso. Já o roxo estimula a produtividade, e pode ser uma boa opção para o escritório. Na cozinha, o branco e os tons de grafite podem trazer modernidade e elegância.

Já deu para perceber que acertar na decoração de ambientes não é algo tão difícil. No entanto, é preciso entender que tudo deve ter a ver com o morador, afinal, é ele quem passará a maior parte naquele lugar. Seguindo as nossas dicas, certamente, você conseguirá uma decoração do jeitinho que sempre quis!

E você, gostou do artigo? Aprendeu bastante sobre decoração de ambientes? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essa informação!

Achamos que você pode gostar...

Sem comentários

    Responda