Dicas de decoração rústica para sua sacada
24 de maio de 2023Como deixar seu apartamento mais seguro para os filhos
3 de julho de 2023Se você já teve piso de porcelanato e piso de madeira na sua casa, com certeza já comprovou que o piso de madeira possui alguns benefícios e malefícios, assim como o porcelanato. Mas e na sacada, você já teve?
Vale lembrar que o piso de madeira não pode ser exposto em áreas externas sem proteção por muito tempo, isso porque, com a umidade constante da época de chuvas, a madeira pode apodrecer e causar muita dor de cabeça.
Mas vamos considerar que você possui um envidraçamento excelente na sua sacada que impede a água de invadir esse espaço e vamos ver se vale ou não ter piso de madeira na sacada:
Benefícios:
- Estética: um dos fatores que mais influencia na hora de escolher o piso de madeira é a estética de conforto e rusticidade que ele traz ao ambiente, independente se é externo ou interno. Sem contar, é claro, que pode facilmente combinar com vários tipos de móveis, então pode-se explorar bastante na decoração.
- Isolante térmico: o porcelanato é ótimo no verão, pois deixa o ambiente mais fresco, já que absorve o mínimo de calor possível do sol. Porém, o piso de madeira consegue absorver muito mais o calor, então em épocas frias do ano ele traz um conforto térmico inquestionável que aposto que você vai amar e economizar bastante no aquecedor.
- Higiênico: apesar de precisar de produtos específicos para limpeza, os pisos de madeira são simples e rápidos de limpar, desde que haja uma manutenção periódica. Também são antialérgicos e ótimos para quem sofre de rinite e sinusite.
- Duradouro: você com certeza já entrou em um imóvel antigo e o encontrou com o piso de madeira, isso porque a madeira, quando bem conservada, pode durar décadas sem preocupação. É possível que fique gasto? Sim, mas sua qualidade é mantida por muito tempo.
Agora que já listamos os benefícios e nem tudo são flores, aqui vão as desvantagens:
- Valor: por ter tantos benefícios, claro que o valor também tem que ser compatível. No mercado atual, a tendência da madeira, seja em móveis ou pisos, tem crescido bastante, o que faz com que o valor pela procura aumente bastante.
- Delicado: apesar de ser fácil na hora da higienização, como dito acima, também há necessidade de produtos específicos. Isso porque a madeira é delicada, se usar alguns produtos que não são indicados, isso pode danificar seriamente seu piso e ainda colocar sua família em risco.
- Instalação: produto caro exige profissional que entenda bem do assunto, que também é caro. Para fazer a instalação correta, é preciso um profissional que tenha bastante experiência. Você não vai querer qualquer pessoa estragando um piso tão bom quanto a madeira.
- Manutenção: Ao contrário do porcelanato que não precisa de pouca ou nenhuma manutenção regular, o piso de madeira necessita para evitar problemas no futuro. É preciso lixar, polir, retirar resíduos e, principalmente, passar verniz, afinal se tem alguém que ama mais piso de madeira do que você são os famosos cupins que podem devorar esse banquete que você pisa.
Assim como tudo na vida, o piso de madeira tem suas vantagens e desvantagens, e considerando que ele irá para a sua área favorita da casa, pense bem antes de colocar. Vale a pena? Sim, porém se você souber cuidar e preservar. Assim ele durará anos e você poderá curtir as vantagens sem moderação.