Informações

Como a iluminação pode valorizar o ambiente?

iluminação

A iluminação tem uma enorme importância na decoração de ambientes, como bem sabemos. Ela tem a capacidade de relaxar as pessoas, além de levar conforto, sofisticação e harmonia a um espaço.

Porém, ao iluminar um ambiente, devemos evitar alguns deslizes comuns. Procure dosar a quantidade de pontos luminosos e utilizar luzes com cores apropriadas. Alguns conhecimentos básicos sobre o assunto são fundamentais para decorar cada cômodo de sua casa.

Pois bem, nossa tarefa aqui é auxiliar você neste sentido! Descubra algumas dicas excelentes para iluminar os espaços internos de seu lar.

Dedique atenção especial às lâmpadas

Luminárias são sensacionais, mas não se restrinja a elas. E os tipos de lâmpadas fazem toda a diferença, não importa o suporte usado.

Escolha tons mais quentes ou frios. Essa variação você encontra nas lâmpadas fluorescentes, alógenas ou de LED. Se seu ambiente tem cores frias, opte pela iluminação em tons quentes, “aquecendo” o local, e vice-versa.

Utilize fontes de luz em locais diversos

Você não precisa também se restringir apenas às luzes que vêm do teto ou das luminárias mais tradicionais. Conforme o cenário, invista em arandelas nas paredes e alguma luz embutida.

Crie, assim, ambientes suaves, diminuindo a quantidade de lâmpadas de teto. Dependendo do caso, estas últimas, às vezes, produzem sombras um tanto desconfortáveis.

Considere sempre a cor na iluminação

As cores interferem de inúmeras maneiras no humor e clima dos cômodos. Digamos que você instale uma luminária de tons mais brilhantes e que este espaço seja simples, carente de atrativos.

Só com essa mudança você já torna o ambiente mais interessante e divertido. As tonalidades coloridas são incríveis, principalmente com a luz acesa. Mas não exagere!

Analise o pé direito em seus ambientes

Saber as alturas dos tetos de seus cômodos antes de decorar e compor a iluminação é fundamental também. Faça isso quando for escolher o tipo de luminária que fica suspensa no teto.

Existem luzes dessa espécie que vêm já com um cabo regulável, porém muitas não têm esse componente. Portanto, não se limite a luzes que possam estar muito altas ou baixas.

Acrescente luzes à escada da sua casa

Colocar mais luz direcionada aos degraus da escada, em sua residência ou em imóveis comerciais, traz muitas vantagens. Afinal, nem sempre pode ser seguro descer os subir as escadas, principalmente à noite.

Vale a pena iluminar a área da escada nas laterais ou conforme o seu décor pedir. Ainda mais se o local não tiver incidência de luz externa em nenhum momento do dia.

Use e abuse de toda a sua criatividade

Utilizar a iluminação como item decorativo irá lhe auxiliar a determinar o tipo de clima de um cômodo. Se a iluminação principal estiver pronta, usar a luz ao em vez de acessórios decorativos na parede é uma ótima alternativa.

Você poderá “desenhar” livremente com a luz, economizando espaço e aliviando o ambiente da casa ou do trabalho. Decorar não se limita somente a saber preencher espaços com móveis, quadros e outros objetos. O uso adequado da iluminação pode até fazer com que você economize com a decoração.

Procure não instalar lâmpadas com tonalidades impróprias, ou exagerar nos pontos focais de iluminação. Também não é uma boa iluminar “de menos” os ambientes, combinado?

Essas foram as nossas sugestões para você usar de forma harmônica e eficiente as luzes dos seus ambientes. Que tal agora conhecer mais sobre a decoração com vidros e espelhos? Confira as nossas dicas!

Achamos que você pode gostar...

Sem comentários

    Responda