Dicas

5 dicas para reformar a casa

reformar a casa

Qualquer um que já tenha passado por reformas na casa, empresa ou escritório concorda que elas são incômodas, cansam e podem gerar stress. Sem falar na poeira, que é desagradável! Além disso, sempre pode haver contratempos e algum imprevisto que acabam por estourar a verba, não é mesmo?

Mas as vantagens que reformar a casa gera podem ser muitas! Afinal, reformando é que se arrumam os eventuais problemas existentes no imóvel, melhora-se sua funcionalidade ou chega-se àquela nova decoração desejada.

Temos 5 dicas para ajudar no processo de reforma em sua casa. Sem stress, com um bom planejamento e, inclusive, curtindo o processo!

1. Planeje muito bem cada etapa do processo

O primeiro passo é criar um planejamento bem completo. Assim você evita imprevistos e passa a ter uma ideia bem aproximada do tempo que levará a reforma. Poderá visualizar gastos e cada etapa do processo. Anote tudo o que será feito, todos os materiais que serão usados e seus respectivos preços — os valores da mão de obra necessária também são essenciais no orçamento.

Crie uma planilha para cada aspecto da obra. Faça um cronograma da reforma, discriminando a estimativa de tempo de cada fase dela. Desse modo, você entende se será possível arcar com todas as despesas. Inclua absolutamente todos os serviços. Caso você nunca tenha precisado reformar a casa, contrate um profissional para ajudá-lo com esse controle.

2. Fique muito atento ao contratar os serviços

Aqui está um fator essencial para a sua reforma: saber contratar a mão de obra. Pesquise bastante os diversos serviços disponíveis no mercado e os valores de todos eles. Nada de ter pressa nessa etapa quando for reformar a casa.

É importante verificar uma ou outra indicação com amigos e colegas que já realizaram reformas parecidas. De repente, algum deles teve uma experiência impecável e tem boas indicações de profissionais e serviços. Use-as!

3. Faça comparações de valores dos materiais

Antes de dar início aos trabalhos, faça comparações de preços de materiais em diversos locais. Esteja também sempre atento a ofertas, descontos e promoções que alguns fornecedores podem oferecer. Nunca é demais adiar um pouquinho para obter bons preços no mercado.

Há situações em que pode ser bem interessante adquirir o material em períodos de queda nos preços. Mesmo que você os armazene na sua casa por enquanto. Então, utilize-os somente quando realmente for o momento de reformar a casa.

4. Acompanhe os prazos ao reformar a casa

Fique sempre atualizado a respeito das datas de entrega de materiais em relação ao seu cronograma. Verifique com as empresas que estão fornecendo os materiais e serviços a você quando esses itens chegarão. Faça um acompanhamento da reforma bem de perto.

Não se esqueça de checar em que etapa se encontra a obra, todo dia. Dessa forma, você ficará sabendo caso ocorra qualquer situação imprevista que atrase alguma etapa ou mesmo se alguma etapa foi realizada antes da data programada. O que é difícil, mas pode acontecer!

5. Esteja alerta quanto a possíveis imprevistos

Você planejou, calculou, precificou, tabelou e criou planilha para tudo. Muito bem! Mas os imprevistos sempre poderão acontecer quando vamos reformar a casa. Uma situação possível é que chova a semana toda, quando você estiver reformando seu quintal. Lógico que isso atrasará as obras!

Sem problemas se algum imprevisto que fuja ao seu controle ocorrer. É natural. Procure contornar a situação da melhor maneira possível. O que importa é que você já tenha se preparado para isso e estimado um desvio padrão para os prazos.

Como vimos, reformar a casa com um bom planejamento e seguindo à risca seus cronogramas e valores é a melhor forma de atingir as suas metas. Manter limpa a área que você está reformando também é importante. Solicite que o pessoal envolvido na obra dê aquela “geral” ao fim do dia, sempre.

E aí? Curtiu as nossas dicas para deixar o seu lar totalmente renovado de forma prática e eficiente? Esperamos que sua reforma seja um sucesso! Para ter sempre em mãos dicas como essas, curta a nossa página no Facebook.

Achamos que você pode gostar...

Sem comentários

    Responda