Dicas Produtos Vidros

Entenda a resistência do Vidro Laminado e do Vidro Temperado

O vidro laminado é conhecido como vidro de segurança e é o mais recomendado pela Mansur Vidros para envidraçamento de sacada, entenda o motivo:


A norma técnica para envidraçamento de sacada (ABNT NBR 16259), determina que os vidros utilizados no produto precisam ser o temperado ou o laminado. A Mansur Vidros fornece sacadas com os dois tipos, cada um para necessidades diferentes.

O vidro temperado é o vidro mais resistente, pois passa pelo processo de têmpera, onde é aquecido a altas temperaturas e resfriado bruscamente em seguida, o que torna a estrutura 6 vezes mais resistente ao impacto frontal do que o vidro float comum. O problema do vidro temperado é que, por um simples impacto nas bordas, ele estilhaça em diversos pedaços e torna-se um risco para uma fachada de vidro na varanda. É possível utilizar películas de segurança para conter os fragmentos do vidro, mas elas amarelam ou descolam com o tempo, fazendo necessária a breve manutenção das folhas.

O vidro laminado, apesar de não ter a mesma resistência que o vidro temperado aos impactos frontais, é o principal vidro de segurança para o envidraçamento de sacada. Ele é feito com PVB, o polivinil butiral, uma película plástica e elástica que é fundida em meio a duas peças de vidro, evitando o descolamento dos fragmentos em caso de quebra. Essa película não requer nenhum tipo de manutenção, acompanha toda a vida útil dos vidros e pode ser de diversas cores.

 

• Entendendo a resistência dos vidros

Para saber melhor qual o vidro adequado para sua casa e para a região em que mora, é importante entender como funciona o mapa de isopletas, que apresenta os níveis de velocidade básica do vento em todas as regiões do Brasil.

O vidro laminado é resistente contra ventos de até 202 km/h, o equivalente a uma pressão de 1900 Pa. ou um furacão classe 3. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a velocidade do vento é o da Região III no mapa de isopletas, que vai de 40 a 45 m/s (metros por segundo), ou 126 a 144 km/h (quilômetro por hora). Isso mostra que, além de seguro, o vidro laminado é resistente à velocidade dos ventos na cidade.

Mapa de Isopleta - Vidro Laminado

Mapa de Isopletas – Estado de São Paulo (Cidade de São Paulo em Vermelho).
Fonte: Olga Color

O vidro temperado é indicado para as regiões em que a velocidade do vento ultrapassa os 45 m/s e necessita de um vidro extremamente resistente. Observe a velocidade do vento em todas as regiões do país:

Mapa de Isopleta - Vidro Laminado

Mapa de Isopletas – Velocidade do vento no Brasil.
Fonte: Olga Color

Se você quer saber mais sobre vidros e sacada, acompanhe o canal do nosso especialista Claudio Acedo, o Dr. Sacada. Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários, ficaremos felizes em te ajudar.

Achamos que você pode gostar...

Sem comentários

    Responda